06/12/2012

Baixinhas podem usar saias longas? Claro! Confira várias dicas em 7 itens!

Por Melissa Bergonso
 
Muitas meninas baixinhas têm dúvidas se podem usar saias longas, se fica bem por causa de sua estatura. Bom, vou dizer: fica sim!! Tem algumas dicas que podem ajudar você a alongar a silhueta e ficar linda de saias compridas, mesmo tendo estatura baixa. Vamos a elas!
 
1) Use saias de cintura alta
 
As saias de cintura alta dão a impressão de alongamento de corpo, devido ao cós mais alto e, por vezes, mas largo. Repare nas fotos como a parte inferior do corpo parece maior em comparação com a parte superior devido ao cós mais elevado!
 
Cintura Alta - Tons vizinhos   Cintura Alta - OK
Fotos: Reprodução.
 
Brevemente explicando, a Foto 1 mostra uma composição em tons vizinhos. O cinto largo sobre a saia de cintura alta deixa o look harmonioso e não achata a silhueta. Para maiores explicações sobre este tipo de composição, veja o item 5.3.1. Já a Foto 2 mostra uma saia de cintura alta em tom liso combinada com uma blusa estampada em cores harmoniosas com o tom da saia. Para mais detalhes, veja o item 3.
 
2) Dê preferência a composições monocromáticas
 
Quando falamos em composição monocromática estamos falando em composições feitas com apenas uma determinada cor, que pode ser a mesma cor ou tons diferentes da mesma cor. Para quem é baixinha, esse tipo de composição proporciona a sensação de alongamento do corpo, pois não corta a silhueta.
 
Você pode fazer dois tipos de composições monocromáticas:
 
2.1) "Saia + blusa" em uma composição monocromática de mesmo tom
 
Uma composição monocromática de mesmo tom ajuda bastante a alongar a silhueta, pois proporciona uma sensação de unidade e continuidade do visual. A Foto 3 mostra alguns visuais compostos com uma mesma tonalidade de cor. Veja como isso proporciona uma sensação de longilinearidade e unidade do visual:
 
Monocromático
Fotos: Reprodução.
 
2.2) "Saia + blusa" em uma composição monocromática tom-sobre-tom
 
Uma composição monocromática tom-sobre-tom é composta de duas ou mais tons da mesma cor. Exemplificando, você pode fazer um look todo em rosa, utilizando na saia, por exemplo, um tom mais escuro, e, na blusa, um tom mais claro. Veja na Foto 4 alguns exemplos de composições tom-sobre-tom:
 
Tom sobre tom
Fotos: Reprodução.
 
3) Dê preferência a estampas miúdas
 
Tecidos lisos são melhores para as baixinhas, pois alongam melhor a silhueta, porém isso não significa que elas não possam utilizar tecidos estampados! Se você é baixinha, prefira estampas pequenas, miudinhas, que vão deixar o visual harmonioso e proporcional. Você pode usar estampas na saia, mas prefira estampas na parte de cima, na blusa, pois a cor lisa na saia alonga melhor a silhueta, como mostra a Foto 5.
 
Cintura Alta com blusa estampada - OK
Foto: Quintess – Posthaus.com.br
 
5) Acessórios
 
Você também pode usar acessórios a favor da sua estatura como brincos, colares e mesmo cintos.
 
5.1) Use brincos médios ou pequenos
 
Não use brincos muito grandes, pois mulheres de estatura baixa geralmente tem o pescoço mais curto, então prefira brincos pequenos ou médios para ficar harmonioso e proporcional ao seu tamanho. Veja os exemplos na Foto 6:
 
Brincos pequenos e médios
Fotos: Reprodução.
 
5.2) Use colares longos
 
Use e abuse (mas só um pouquinho!!) de colares longos, pois este tipo de colar ajuda a alongar a silhueta. Mas tome cuidado para não carregar demais o visual com acessórios, senão você pode ter o efeito contrário! Se usar os colares grandes, opte por brincos pequenos. Veja na Foto 7 como um colar grande dá a sensação de alongamento da parte superior do corpo:
 
Colar comprido
Foto: Reprodução.
 
5.3) Use cintos sobre a cintura
 
5.3.1) Cinto sobre o cós, com blusa por dentro da saia
 
Se você usar a blusa por dentro da saia (que deve ser de cintura alta), você pode utilizar sobre o cós um cinto de largura média ou mesmo um pouco maior, acompanhando, no caso, a largura do cós. Dessa forma, o visual fica elegante e bem composto. A Foto 8 e a Foto 9 demonstram bem como um cinto sobre o cós da saia deixa o visual bem alinhado:
 
Cintura Alta - Cinto Fininho - OK   Cintura Alta 2 - OK  
Fotos: Reprodução.
 
5.3.2) Cinto sobre a cintura, com blusa por fora da saia
 
Você pode também usar a blusa sobre a saia e colocar um cinto na cintura, sobre a blusa, como mostra a Foto 10. Porém, para este visual, não use cintos largos, pois eles vão achatar sua silhueta. Prefira cintos fininhos, que dão harmonia ao conjunto e são proporcionais ao seu tamanho, além de deixarem o visual elegante, bonito e delicado.
 
Saia longa blusa e cinto por cima
Foto: Reprodução.
 
6) Sapatos
 
Prefira sapatos do mesmo tom da saia para não “quebrar” a linha vertical criada pelo alongamento da roupa. Você pode usar um sapato de salto baixo ou médio*, ou mesmo rasteirinhas, mas tomando o cuidado para não deixar o sapato muito em evidência, ou seja, o ideal é que a saia o cubra pelo menos parcialmente. Repare na Foto 10 como fica interessante o alongamento causado pelo sapato da mesma cor da saia!
 
7) Busque unidade no visual
 
A unidade dá uma expressão de completude, e, por assim ser, causa um visual harmonioso do conjunto. Se muitas informações de cores e estampas forem usadas, você pode, ao invés de alongar, achatar a silhueta. Então, procure uniformidade nas peças que você for utilizar. Evite estampas grandes, evite contrastes de cores, evite utilizar muitas peças em cores diferentes ou cintos em cores contrastantes, que “cortam” a silhueta ao meio, pois isto dará a impressão de estatura menor.
 
Com essas dicas, você, mulher de estatura baixa, vai conseguir compor um visual modesto e muito bonito utilizando saias longas, ou mesmo vestidos longos.
 
Dúvidas? Deixe nos comentários! Se alguém tiver outras dicas diferentes, por favor, compartilhe conosco!
 
Salve Maria Santíssima!!
 

* Não convém a uma Filha de Maria usar sapatos de saltos altos, pois eles alteram a postura natural da mulher, projetando suas nádegas para trás e deixando seu andar sensual. Além do mais, estudos científicos apontam que saltos maiores que 5cm são prejudiciais à saúde. De acordo com este estudo, “o uso demasiado do salto alto pode ser prejudicial aos usuários, pois a altura do salto é diretamente proporcional à intensidade das alterações e sobrecargas biomecânicas causadas ao organismo”, gerando “dores na região do antepé e na coluna lombar”, além de provocar o surgimento de “lombalgias, hálux valgo, calosidades podais, fraturas e lesões ligamentares”, e causar problemas nos joelhos, entre outras enfermidades.

42 comentários:

  1. Laura Panisset06/12/12 20:04

    Salve Maria!
    Eu amo saias longas!
    Não sou baixa na estatura, mas sempre achei que aquelas que o são podem usar. Acho lindo e elegante!
    Parabéns pelo post!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Salve Maria!

      Ah, eu também amo saias longas, são muito mais confortáveis e nos deixam muito mais protegidas!

      Eu também não sou baixa, sou de estatura mediana, tenho 1,63m, mas algumas dessas dicas para baixinhas ficam ótimas em mim também! rs.

      Eu fiz esse post pois algumas leitoras já tinham me perguntado algumas vezes sobre o uso de saias longas para baixinhas, então achei interessante fazer algo bem completo, até porque, pela net, a gente encontra informações picadas sobre isso e sem muitos detalhes.

      Espero que esse artigo ajude as meninas de baixa estatura a se vestirem com modéstia e também com elegância, por que não, não é verdade? :D

      Beijos e fica com Deus!
      Obrigada!!

      Excluir
    2. Laura Panisset07/12/12 12:23

      É verdade... as dicas que encontramos na net nem sempre são tão detalhadas. E o legal é que na sua matéria, além de estar bem completa, tem dicas relacionadas à modéstia, o que não encontramos na net! Ficou muito bom!
      Fica com Deus tbm! :)

      Excluir
  2. Mel, adorei o post! Suas dicas estão muito boas, acho que agora as meninas vão entender melhor ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Andrea!
      Espero que o post ajude as meninas baixinhas e as incentive a usar saias longas! :D
      Fica com Deus! Salve Maria!

      Excluir
  3. posso usar saia longa em casamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Macol!

      Sim, você pode usar um conjunto de saia longa e blusa, confeccionadas em tecidos finos como tafetá, por exemplo, para casamentos noturnos. Fica muito elegante!

      Salve Maria!

      Excluir
  4. Ola Melissa! Eu sou baixinha mas gosto muito de saias longas, toda a vida gostei mas nunca tinha comprado, comei a viver na pratica a modestia e estou muito feliz com isso, nao uso mais calças nem outro tipo de roupa imodesta que infelizmente se tornou tão normal, as calças nao me fazem nenhuma falta, gostei muito do seu post, obrigada pelos esclarecimntos que me são sempre tão uteis! Um bjinho! Salve Maria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fátima!

      Fico muito feliz com suas palavras! Realmente, as calças não fazem nenhuma falta! e é impressionante como a gente se dá conta disso depois de algum tempo!...

      Fico muito contente que tenha gostado do post!

      Que Nossa Senhora lhe abençoe e lhe ajude nesta caminhada!

      Beijos e fica com Deus!
      Salve Maria Imaculada!!

      Excluir
  5. Óla,sou Vivianne eu sou muito baixinha tenho 1,50 de altura me considero muito baixa..pois tenho vontade usar sai longa mais tenho medo por causa do meu tamnho e medo que eu fique parecedo um butizão ..preciso de umas dicas suas me ajudeee ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivianne! Salve Maria!

      Algo muito importante para quem é baixinha é aprender a proporcionar unidade no visual. Pode-se conseguir isto usando peças de roupas em tons semelhantes, por exemplo: se você usar uma blusinha preta, use uma saia preta estampada, ou ao contrário, use uma blusa estampada e uma saia lisa no mesmo tom. Na minha opinão, a saia lisa alonga mais que a saia estampada. Como sua estatura é baixa, você deve procurar sempre compor um visual longilíneo, assim como mostrado na Foto 3 e na Foto 4. Evite usar peças em cores contrastantes, como, por exemplo, uma blusa branca e uma saia preta, pois isto vai fazer com que você pareça mais baixa ainda. Procure também não usar saias com estampas grandes, prefira sempre as estampas miudinhas. Opte por saias de modelo evasê.

      Não tenha medo de usar saias longas. A mulher fica muito feminina de saias, independentemente da estatura!

      Não sei se isso lhe ajudou, mas caso haja dúvidas, não hesite em perguntar novamente!

      Fica com Deus!

      Excluir
  6. Mim ajudou muito tenho uma saia aki,e vou usar e linda e e eu tava com vergonha e medo de usar vcmim ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz!! :)

      Fica com Deus!
      Salve Maria Imaculada!!

      Excluir
  7. Comprei uma saia longa linda hoje!!Vou ficar adepta a essa moda,de vestidos longos também!!Amei as dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo!!

      Você vai amar usar saias e vestidos longos! É super bonito e altamente feminino! :)

      Fica com Deus!
      Salve Maria!

      Excluir
  8. por favor me ajude sou baixa de 1,58 gordinha e quadril largo que tipo de saia, vestido posso usar ,muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudia!

      Dê preferência à saias e vestidos de modelo evasê, ou também conhecido como modelo em "A", ou com recortes que possibilitem o modelo em "A". Evite saias que tenham muito volume na cintura, como saias de cintura franzidas ou com muitas pregas, pois elas tendem a "inchar" a região do quadril. Em breve vou fazer uma postagem com dicas de roupas para tipos de corpos. Acompanhe o blog para poder conferir o artigo! :)

      Fica com Deus!
      Salve Maria Imaculada!!

      Excluir
  9. A saia da foto 2 é muito linda. parece super prática, vai com tudo e cai tão bem! Queria uma igual, to pensando seriamente em mandar fazer, cansa procurar nas lojas!
    Toda vez que encontro algo mais modesto costuma ser... Meio brega, tenho que admitir.
    As roupas modestas e bonitas são sempre caríssimas!
    Então, como trabalho com moda (de certa forma), não consigo engolir as roupas que considero feias (um defeito meu, eu sei...mas não consigo). São horas procurando roupas para achar alguma peça!!!!!!!!!!!!!!!!! Desde que me converti e to tentando mudar e ser modesta, to repetindo demais as roupas, meu guarda-roupas tem pouquíssimas peças.

    E o look da foto 8 é simplesmente todo perfeito, minha cara, rs...Tb to pensando em salvar e mandar fazer. Acho que a solução é costureira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana! Salve Maria!

      Mandar uma costureira fazer as saias é a melhor opção mesmo! Realmente, procurar em lojas é muito estressante. Eu também não tenho mais paciência! Nem sempre comprar roupas em lojas é a melhor opção, pois tem coisa muito cara e, quando o preço é bom, às vezes o tecido é de péssima qualidade ou a roupa é muito mal feita! Mas é possível encontrar coisas boas e modestas por preços acessíveis, porém há que se garimpar as lojas! Eu já achei coisas modestas por preços bons. Achei uma blusinha linda uma vez de manga pelo cotovelo. Mas me arrependo por que não comprei outra, pois não achei mais igual a ela... :(

      Eu sei costurar, e por causa disso eu sou muito perfeccionista, então não é tudo que compro não, mesmo que tenham um preço razoável. Eu já comprei algumas saias na Hering e Renner que precisei reformar a cintura para poderem servir direito, pois sempre tenho que comprar números maiores por conta do meu quadril, aí a cintura fica muito folgada. Hoje em dia não compro mais coisas que preciso reformar, é perda de tempo!

      Você deixou outros comentários, mas por prudência eu não vou publicar. Para que eu possa lhe esclarecer alguns pontos, peço que você entre em contato comigo por email. Talvez fosse interessante você ler o artigo A mulher e as calças nos anos 40, da Luciana Lachance, que explica sobre a "evolução" do uso da calça comprida pelas mulheres.

      Fica com Deus!!

      Excluir
  10. Oi Melissa, blusa copped verde brilhosa combina com saia longa preta ? Por favor me ajude !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, Salve Maria!

      Blusas cropped são imodestas, pois deixam a barriga aparecendo. Não convém, de modo algum, que uma mulher cristã a use.

      Fica com Deus!
      Salve Maria Imaculada!!

      Excluir
  11. Oi eu tenho 1 56 de altura e comprei um vestido que da a impressão de saia longa e blusa verde com detalhes pretos posso usar?E em que ocasiões é adequado usar esses tipos de roupas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem, seu vestido possui algum tipo de estampa preta ou os detalhes pretos que você disse são de outro tipo, como apliques, lantejoulas, pedrarias? Sem uma foto fica difícil ter uma ideia...

      Vestidos com estampas podem ser usados em situações quotidianas e informais. Dependendo do tecido, podem até ser usados em ocasiões um pouco mais formais. Vestidos com detalhes, dependendo do detalhe (aplicação de pedras, miçangas) pedem um ambiente mais formal.

      Tenha sempre o cuidado de usar vestidos com mangas e com decotes pequenos, que não ultrapassem dois dedos do poço da garganta. Modéstia e elegância sempre andam de mãos dadas!

      Salve Maria Puríssima!

      Excluir
  12. Olá Melissa,

    Adorei seu blog, sou baixinha (1,50), adoro saia e vestido, mas sempre tenho dúvidas com relação a acessórios devido a isso prefiro não usar. Bom, ontem comprei uma saia longa linda, estava a procura a tempos, vou montar um look e enviar pra você para que possa dar sua opinião, pode ser?
    Obrigada,
    Salve Maria!!!

    ResponderExcluir
  13. ps. acabei de enviar um comentário e esqueci-me de "assinar" rs... desculpe-me, foi a respeito da saia longa que comprei ontem e que estaria enviando o look para vc sugerir, meu nome é Cleide.
    Obrigada,
    Salve Maria Puríssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cleide, Salve Maria!

      hehe... tudo bem...

      Fico feliz que tenha gostado do meu blog! :)

      Mande o look para o email contato [arroba] mulhercatolica.org. Ficarei feliz em ajudá-la!

      Fica com Deus!! Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  14. SALVE MARIA MELISSA,AMEI AS DICAS VOU COMEÇAR A ME VESTIR COMO UMA FILHA DE MARIA.TAMBÉM VOU FAZER UM CURSO DE CORTE E COSTURA ,VAI ME AJUDAR MAIS AINDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula!

      Fico feliz que tenha gostado das dicas e que vai aderir à modéstia no vestir! :D

      Sim, faça o curso de corte e costura!! Costurar as próprias roupas é muito bom, pois fica tudo sob medida e a gente ainda economiza um monte!

      Fica com Deus!
      Obrigada pela visita e volte sempre!!
      Salve Maria Puríssima!!

      Excluir
  15. adorei as dicas...sou baixinha, e tenho medo de usar saia longa...agora vou criar coragem com tantas dicas boas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas!

      Não tenha medo de usar saias longas! Saias longas deixam a mulher super feminina! :)

      Fica com Deus! Salve Maria Puríssima!!

      Excluir
  16. Olá tudo bem? Amei suas dicas e tenho uma dúvida: Acabei de comprar uma saia longa, porém sou baixinha, então escolhi uma listrada na vertical (listras da mesma cor, porém em tons diferentes) a vendedora disse que para baixinhas listras verticais dão a impressão de "aumentar" um pouco a estatura! Isso é realmente verdade? Posso usá-la sem medo? Beijos e Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris!

      Sim! listras verticais proporcionam dois efeitos: tanto podem dar a impressão de alongar quanto também de afinar a silhueta. Assim, não somente baixinhas são beneficiadas como também aquelas mulheres que estão um pouco acima do peso. Se as listras da sua saia são de tons diferentes, isto vai lhe proporcionar um bom efeito de alongamento. Não tenha medo de usar sua saia nova! Saias deixam a mulher linda e feminina!

      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do post!

      Beijos!
      Fica com Deus!
      Salve Maria Puríssima!

      Excluir
  17. Artigo sensacional Melissa!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Oii Mel, adorei esse post sobre as saias longas...

    Estou grávida, no sétimo mês, tenho 1.60 cm, posso usar saia longa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anne! Salve Maria!

      Fico feliz que tenha gostado do post!

      Sim, com certeza você pode usar saias longas. E não se preocupe com sua altura. Saias longas deixam a mulher elegante, são confortáveis, além de proporcionar liberdade nos movimentos, o que é extremamente desejável para quem é gestante. Portanto, use sem medo! :-)

      Fica com Deus!

      Excluir
  19. Eu tenho uma saia longa de cós alto e com estampa. Sou baixinha será que vai fica legar para sair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!

      Saias longas sempre deixam a mulher bonita e elegante. Use-a com uma blusa lisa, no tom predominante da estampa, para não cortar a silhueta.

      Fica com Deus! Salve Maria Imaculada!

      Excluir
  20. Olá! Queria dicas de como usar saia longa com rasterinha pelo motivo de ser baixinha .
    Bjs ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!

      Você pode usar saia longa com rasteirinha sem medo. Procure usar a rasteirinha no tom da saia ou no tom nude, para não "quebrar" o look.

      Fica com Deus! Salve Maria Puríssima!

      Excluir
  21. Ola tenho 1,50,kero muito usar uma saia longa branca,posso usar? Dicas por favor,bjs,espero q possa me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia!

      Sua altura não te impede de usar saia longa branca! Algumas dicas:

      1) Evite usar blusas em cores contrastantes com a saia para não cortar sua silhueta. Se sua blusa tiver estampas, prefira estampas em tons de creme ou bege claro, pois são tons mais discretos e fáceis de combinar com acessórios dourados, por exemplo.

      2) Use sapato no tom nude, pois ele ajuda a alongar o visual por "sumir" no conjunto.

      3) E sempre use uma anágua por baixo da saia, pois saias brancas tendem a ser bem transparentes.

      Espero que essas dicas tenham lhe ajudado.

      Fica com Deus!

      Excluir

Olá, seja bem-vindo(a)! Este blog é moderado. Por questões de ordem prática e também porque meu tempo é precioso, não publicarei comentários ofensivos à minha pessoa, nem a qualquer outra. Se porventura você comentou educadamente e seu comentário não foi publicado, provavelmente ele se enquadrou em alguma das restrições da Política de Comentários deste blog. Leia-o com atenção antes de comentar. Obrigada pela compreensão. Salve Maria!