27 de set de 2012

Bolo de banana-prata madura!

Bolo de banana-prataPor Melissa Bergonso

Sabe aquelas bananas que acabam ficando na fruteira e amadurecendo depressa demais? Então, anime-se, não precisa jogar fora, mesmo se elas já estão com a casca preta e com aparência feia. Dá para fazer um bolo delicioso com elas, e é muito fácil!! Vamos à receita??
 
Ingredientes:
 
  • 5 bananas-prata médias bem maduras (eu utilizei tudo o que eu tinha, eram 6 ou 7 bananas pequenas, não me lembro ao certo);
  • 3 ovos;
  • meia xícara de chá de óleo de canola;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 1 xícara e meia de chá de açúcar;
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • margarina ou manteiga para untar a forma e farinha para polvilhar.
 
Modo de preparo:
 
Amasse, num prato, as bananas com um garfo até desmanchá-las totalmente. Junte, em um recipiente fundo, as bananas amassadas, os ovos, o óleo, o açúcar e o leite. Misture bem. Em seguida, vá misturando, aos poucos, a farinha de trigo até dar o ponto da massa (talvez você precise colocar um pouco mais ou um pouco menos de farinha devido ao tamanho ou quantidade das bananas). Depois que a massa estiver homogênea, acrescente o fermento em pó misturando bem. Unte com margarina (ou manteiga) uma forma redonda com furo no centro e polvilhe com farinha (isso evitará que a massa grude na forma e facilitará na hora de desenformar). Despeje a massa na forma untada e enfarinhada e coloque no forno para assar numa temperatura de 180°C-200°C. Deixe assando por aproximadamente 40 minutos (ou até dourar). Desenforme, deixe esfriar e sirva.
 
Bolo de banana-prata
 
Esse bolo é ótimo para ser servido com chá ou mesmo com um bom café com leite! Nhamm!!
 
É muito bom quando a gente consegue reciclar os alimentos, transformando restos ou mesmo coisas que já não estão no estado ideal para consumo imediato – como no caso, as frutas – em pratos bons, saborosos e nutritivos. A gente faz coisas deliciosas a “preço de banana”, com sabor caseiro e livre de aditivos químicos!
 
Que tal um bolo de banana para o café da tarde??
 
Salve Maria Santíssima!!

5 comentários:

  1. Oi Melissa...Tendo meia duzia de bananas muito maduras...Encontrei o seu blog com essa deliciosa receita. Fiz e ficou formidável. Tks e bijus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kika!
      Fico feliz que tenha gostado e aprovado a receita!!
      Fica com Deus!

      Excluir
  2. Muuuuito bom!
    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita! Fiz ontem e aprovei! Fácil de fazer...
    Mas quis testar incluindo canela à massa, daí fiz metade com sua receita original e a outra com canela. Não é que ficou ótimo?! Ficamos na dúvida qual dos dois tipos ficou melhor, mas a maioria preferiu com canela. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da receita! Canela deixa a massa com um sabor muito bom mesmo! Outra opção é polvilhar a canela por cima do bolo depois de desenformá-lo, fica ótimo! :)

      Excluir

Olá, seja bem-vindo(a)! Este blog é moderado. Por questões de ordem prática e também porque meu tempo é precioso, não publicarei comentários ofensivos à minha pessoa, nem a qualquer outra. Se porventura você comentou educadamente e seu comentário não foi publicado, provavelmente ele se enquadrou em alguma das restrições da Política de Comentários deste blog. Leia-o com atenção antes de comentar. Obrigada pela compreensão. Salve Maria!