30 de jan de 2012

Como aumentar o comprimento de um vestido?

Por Melissa Bergonso
 
Sabe aquele seu vestido que tinha mangas e até mesmo um decote comportado, mas que acabou ficando entocado dentro do guarda-roupa por ser um pouco curto demais? Se você tem algo parecido no seu armário, hoje trago uma alternativa para recuperá-lo e voltar a usá-lo novamente, porém, modesto!
 
Para vestidos muito curtos (no joelho ou acima do joelho – pois são comprimentos que, por não cobrirem o joelho quando você se senta, vão deixar partes de suas pernas expostas), a opção é utilizar tecidos do mesmo tom do vestido, com estampa semelhante (caso ele seja estampado) ou algo que combine, para fazer uma emenda na saia, alongando a barra até o comprimento ideal.
 
Para vestidos curtos (um pouco abaixo do joelho mas não comprido suficientemente para cobri-lo quando você se senta), você pode utilizar pedaços de tecidos ou então bordado inglês, aplicando-os na barra também para que ela chegue ao comprimento ideal.
 
Eu fiz isso no vestido na minha afilhada. Quando ela ficava em pé, o vestidinho cobria os joelhos, mas quando ela se sentava, o vestido não os cobria. Penso que justamente era esse o motivo pelo qual Santo Pio de Pietrelcina recomendava que o comprimento das saias fossem de, no mínimo, 20cm abaixo dos joelhos, justamente para a mulher manter a modéstia e o decoro quando se sentasse. É muito desconcertante ver uma mulher sentada e parte das pernas e coxas aparecendo devido ao comprimento insuficiente da barra. Isso é indecoroso e, com certeza, desagrada sobremaneira a Deus. Tem gente que pode até reclamar do que eu disse até aqui, achando que tudo isso é muito “rígido”,  ou talvez um “absurdo”, porém, como disse Pe. Vilmar, a santidade começa com a água e com o sabão, e quem não faz o mínimo esforço para a agradar mais a Deus também não fará o máximo esforço, isto é certo. Se o comprimento de uma simples peça de roupa se torna motivo para tanta reclamação, o que dirá então dos vícios, pecados e imperfeições que uma alma possui? Quem não consegue fazer o mínimo esforço para mudar algo exterior em si mesmo conseguirá fazer um esforço ainda maior para mudar algo em seu interior?
 
Continuando…
 
É muito fácil aplicar o bordado inglês. Você só vai precisar chulear* as bordas e depois costurar com ponto reto, do lado de dentro da barra que deseja aumentar. Acabei não fazendo o passo-a-passo porque minha câmera descarregou quando comecei a tirar as fotos, e como eu quis aproveitar o dia para terminar o vestido para minha afilhada poder levá-lo para casa no fim do dia (ela passou o dia comigo, foi uma experiência e tanto!!!), só tirei fotos antes de aplicar o bordado inglês e depois do aplique pronto. Em todo caso, ficam aqui as fotos para você conferir e se inspirar. Aproveitei também para aplicar o bordado inglês na manga do vestidinho, alongando-a. O vestido ficou bem mais bonitinho, e com o comprimento perfeito para a ir à Santa Missa!
 
Confira!
 
Te-vestido-antes
 
Te-vestido-depois1
 
Te-vestido-manga
 
Te-vestido-barra
 
E agora, a foto da minha princesinha com o vestido!… Ah, o rostinho está cortado à pedido do papai rs… Essa foto foi feita depois da Missa de ontem!
 
Vestido pronto
Meigo, não?? Smiley de boca aberta
 
Salve Maria Santíssima!
 
----------
* Chulear significa dar pontinhos na borda de um tecido para que ele não desfie. Geralmente, usa-se uma máquina de overloque para fazer esse trabalho, mas você pode fazer isso à mão com ponto tipo caseado, ou com uma máquina doméstica com ponto tipo ziguezague (caso ela não tenha algum ponto parecido com o de overloque).
 
Leia também:

27 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Ana Beatriz! Salve Maria!

      Que bom que gostou!

      Fica com Deus e obrigada pela visita!!

      Excluir
  2. Ficou bem melhor! Ótima dica, Melissa! Algo tão simples e que ajuda tanto a preservar o recato ;)

    "Quem não consegue fazer o mínimo esforço para mudar algo exterior em si mesmo conseguirá fazer um esforço ainda maior para mudar algo em seu interior?"

    Pois é! Se reclamam tanto por causa de bobagens como uma saia que cubra as coxas ao sentar ou de mangas que cubram os braços até os cotovelos, como ter forças para mudar as péssimas inclinações que todo ser humano carrega em si? Não dá para fazer mudanças reais sem esforço! As pessoas querem viver de acordo com o mundo, usando roupas curtas e provocantes e se achando no direito de se sentirem muito devotas, achando que Deus não vai notar nada disso. Se assim fosse, Ele não teria feito túnicas que cobriam todo o corpo para Adão e Eva, teria deixado os dois usando aqueles "biquínis" de folhinhas...

    Deus vê o coração sim, mas temos que ser sinceros em primeiro lugar. Quem não cobre nem as coxas (área bastante provocante, como todo mundo sabe), vai se preocupar em expiar os pecados com o suor da penitência? Complicado, não? Ai dos mornos...

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! :D

      É verdade, Andrea, concordo plenamente com você.

      Beijinhos! Fica com Deus!

      Excluir
  3. Ficou lindinho o vestido da sua princesinha.
    Coloquei bordado numa blusa tb, nem postei pq vc está falando sobre isso e ia ficar parecendo que copiei sua ideia de postagem ahuahuahu Também já coloquei numa saia há algum tempo, vc viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Ficou, né?? :D

      Capaz, você poderia ter postado! rsrs...

      Acho que não vi essa sua saia... tá no seu blog??

      Excluir
    2. Ahh, agora vi!! Achei o post!

      Excluir
    3. A aplicação da renda ficou bem certinha, parabéns! :D

      Deixei um comentário lá pra você. Se a aplicação da renda ainda não foi suficiente pra aumentar o comprimento da saia (não entendi se a atualização do seu post foi antes ou depois de você tê-la usado), você pode pegar outro pedaço do mesmo tecido e fazer uma emenda, depois aplicar renda em cima da emenda e também na barra, como você fez. Já que o tecido é preto, nem daria pra perceber a emenda e ia ficar bem bonitinho!

      Excluir
    4. Ah, foi depois. Fiz de retalho e n acha mais do mesmo tecido, mas é que eu acostumei com saia longa. Mas uso em casa, pra fazer a limpeza ahauhau ainda n tenho saia ou vestido velhos, n deu tempo de envelhecerem ainda kkkkkkkkkk

      Excluir
  4. Queria o bordado inglês preto e n achei, aí foi de rendinha mesmo. Estou fazendo uma bolsa de retalhos depois te mostro e a blusinha tb, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sei se existe bordado inglês preto pra vender... Eu já fui em lojas e nunca achei também, só tem branco e alguns tons clarinhos, tipo amarelinho ou rosinha... Eu já vi branco com bordadinhos em linha preta, mas também é difícil de encontrar.

      Ah, eu amo bolsa de retalhos, também vou fazer uma pra mim quando me sobrar tempo!!!...

      Ok! Beijos!

      Excluir
  5. Tem bordado preto sim, dificil de achar o largo, o fininho é mais fácil. Queria ter uma lojinha de aviamentos, tão gostoso mexer com essas coisinhas, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ver se acho aqui, mas a última vez que fui na loja, não tinha, só tinha branco, e mesmo branco é difícil achar largo, eu só vi dois ou três modelos.

      Excluir
  6. Vou postar meus lençóis, quando fiz meu enxoval mandei colocar o bordado mega largo (e já se vão 10 anos e lavo na máquina, estão intactos). Lembro que paguei uma fortuna por eles, aí, como n tinha outros, coloquei dobrado com plástico ao meio quando estava tirando fralda do meu filho ahuahuahu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, bordado inglês não acaba tão fácil não! e é um tipo de decoração simples, mas que fica muito bonito e de muito bom gosto. Dá pra fazer muito enxoval decorado com bordado inglês, como colchas, lençóis, toalhas de banho, até pano de prato! fica muito bonito!!

      Excluir
  7. Angelane Aquino08/02/12 18:27

    Gosto muito desse bordado, tenho ele no barrado de uma saia minha. Essa técnica para aumentar a roupa é excelente, sou dona de armarinho e indico muito para minhas clientes. Parabéns pelo blog, gosto muito dos seus posts. Bjs.... Angelane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angelane, Salve Maria!

      O bom é que o bordado inglês é clássico, então não há o que não fique bonito com ele! Eu somente acho uma pena que não fabricam bordado inglês em mais cores, pois a maioria é branco. Já encontrei alguns nas cores amarelo e rosa pastel, e só tinha com largura estreita. Preto eu nunca encontrei. Em todo caso, nada que um tingimento não resolva, eu penso rs...

      Que ótimo que você indica às suas clientes essa técnica de aumentar o comprimento das roupas!

      Obrigada!! Que bom, fico feliz!

      Fica com Deus!!

      Excluir
    2. Angelane Aquino09/02/12 19:51

      Mas existe bordado inglês em muitas cores!!!! Eu somente não consegui ainda em tons de marrom. O bordado 100% algodão normalmente vc encontra na cor branca, mas esse pega tintura fácil. O modelo que vc usou no vestido de sua afilhada e no mandrião do Inácio é o modelo algodão com poliéster, o tecido é algodão e a linha do bordado é de poliéster, este não aceita tintura bem. Nas lojas de tecido vc consegue comprar bordado inglês no metro, existe uma variedade linda, ainda mas agora que está na moda. Qualquer dúvida é só me mandar um email.... Fique com Deus.

      Excluir
    3. Que legal, é bom saber que existe bordado inglês em várias cores!! Vou tentar encontrar aqui em Curitiba. Obrigada pelas dicas, Angelane!
      Fica com Deus! Salve Maria!

      Excluir
  8. Lindo adorei minha filhinha de 3 aninhos esta adorando a ideia de vestir saia ou vestido para ir a santa missa e aos eventos dentro da Igreja. Fica com Deus Salve Maria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvana! Salve Maria!

      Que bom que gostou do post! E que ótimo que sua filhinha está gostando de usar saias e vestidos desde pequenininha, especialmente para ir à Santa Missa!! :)

      Fica com Deus!!

      Excluir
  9. Nossa era exatamente isso que estava procurando!! obrigada! Ganhei um vestido da minha tia e ele eh bonitinho porem curto e nao queria me desfazer dele ;-) agora ja nao vai ser mais preciso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula!

      Aumentar o comprimento de uma saia ou vestido com a aplicação de bordado inglês na barra é uma boa opção, pois não fica caro e, se o vestido não é muito curto, dá um bom resultado, pois dependendo do bordado inglês é possível aumentar o comprimento em uns 10cm!

      Fica com Deus! Salve Maria!

      Excluir
  10. Concordei em partes. Não é só para ir a igreja, a mulher tem que andar decente até casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edna!

      Sim, com certeza a mulher deve andar decente em casa! Eu disse que o vestido ficou perfeito para ir à Santa Missa porque esta foto, que foi tirada depois da Missa, tinha o comprimento original mais curto. A modéstia cristã deve ser praticada em todos os lugares, inclusive dentro de casa. :-)

      Salve Maria!

      Excluir
  11. Oi Melissa,

    Amei esse seu post! Eu tenho um vestido que eu amo, bem comportado, porém muito curto (tipo pelo meio da coxa). Na parte de cima ele é de chifon branco e na parte de baixo ele é de chifon estampado com flores. Tem alguma sugestão para este vestido já que a emenda teria de ser enorme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina!

      Seu vestido é em corte reto ou evasê?

      Você poderia acrescentar mais duas ou três camadas de babados no vestido. Tente encontrar alguma estampa semelhante, ou então, dois tecidos com estampas diferentes que tenham os mesmos tons das flores da estampa original. O efeito ficaria algo assim:
      http://mlb-s2-p.mlstatic.com/vestido-grupo-fashion-bordado-lese-3-babados-tam-m-g-14678-MLB4538227701_062013-F.jpg
      Fazendo assim, você poderia aumentar bastante a barra do vestido de forma harmoniosa! Acho que com umas três camadas (de uns 20cm cada uma) você consegue deixar seu vestido num comprimento modesto.

      Excluir

Olá, seja bem-vindo(a)! Este blog é moderado. Por questões de ordem prática e também porque meu tempo é precioso, não publicarei comentários ofensivos à minha pessoa, nem a qualquer outra. Se porventura você comentou educadamente e seu comentário não foi publicado, provavelmente ele se enquadrou em alguma das restrições da Política de Comentários deste blog. Leia-o com atenção antes de comentar. Obrigada pela compreensão. Salve Maria!