14/11/2011

Uma pequena obra: um mandrião para meu primeiro afilhado!

Eu e InácioO Batismo é o Sacramento pelo qual renascemos para a graça de Deus e nos tornamos cristãos.
 
Por Melissa Bergonso
 
Na segunda-feira passada, dia 7 de novembro, tornei-me madrinha de batismo! Foi um grande e maravilhoso dia, especialmente para meu afilhado, Inácio. Com o Batismo, Inácio tornou-se filho de Deus e herdeiro do Reino dos Céus! e tornou-se também morada do Espírito Santo! Ó grande dia, em que Deus veio habitar em sua alma!
 
Como Inácio iria receber o Sacramento que lhe tornaria filho de Deus, é claro que ele merecia estar vestido como um pequeno príncipe (pequeno mesmo, tão fofinho, de apenas 15 dias!) e, para isso, a roupinha deveria ser digna de rei!
 
Depois de uma “pequena pressão” de uma amiga e da minha comadre, eu finalmente aceitei o desafio de confeccionar a roupinha de batismo do meu afilhado. Porém, a roupa de batismo não é qualquer roupa, não é um simples tip-top branco, ela chama-se mandrião e é como uma longa túnica, podendo ser simples, bordada ou até mesmo rendada. Para quem não sabe, mandrião é uma roupa de batismo muito tradicional, usada especialmente nos batizados reais (de reis!). A tradição manda que todos da família usem o mesmo mandrião, que é passado de pai para filho, até enquanto o mandrião resistir fisicamente. Também existe o costume de bordar o nome de cada criança batizada no mandrião. Desta forma, mais que uma roupa de batismo, ele se torna parte da história da família!
 
Para confeccionar o mandrião do Inácio comprei 1,50m de cambraia de linho, e para fazer o forro comprei 0,90m de cambraia de algodão. Também comprei 1,50m de bordado inglês e linha metalizada para bordar. Meu maior desafio foi riscar o molde, pois embora eu tenha utilizado um mandrião de uma amiga como modelo, eu nunca tinha feito roupa de criança antes, no máximo fiz roupinhas para minha bonecas e para uma pequena imagem do menino Jesus que meus pais têm em casa (que ficou tão linda, preciso me lembrar de tirar uma foto para postar aqui no blog).
 
O resultado do mandrião do Inácio vocês podem conferir mais abaixo! Eu ia fazer um post passo-a-passo, porém como meu tempo foi muito curto, não deu tempo de fotografar todas as etapas, mas o resultado final está aí! Também postei fotos do Batismo do Inácio!
 
Agradeço muito à Patrícia e à Jaque (queridas amigas!), que me deram bastante incentivo para fazer o mandrião do Inácio. Deus lhes pague pela “pequena pressão” rsrsrs… VALEU MUITO A PENA!! Então, este post é dedicado a vocês e ao nosso pequeno menino recém batizado!
 
 
O Mandrião pronto!
 
Eis o mandrião pronto! Mede aproximadamente 1,20m. Dei uma incrementada colocando bordado inglês na barra e bordando, à máquina, estrelinhas na gola, nos punhos e na junção do bordado inglês. Simples e sóbrio!
 
Mandrião do Inácio
 
Agora algumas fotos com mais detalhes!
 
Mandrião do Inácio
 
Mandrião do Inácio
 
Mandrião do Inácio - Costas
 
Aqui é a parte de trás do mandrião. Existem modelos de mandrião que são abertos nas costas, de fora a fora, mas eu preferi fechar o mandrião que eu fiz e deixar somente uma abertura, de uns 17cm, para facilitar na hora de vestir o Inácio (e mesmo assim deu trabalho rs.). Coloquei um pequeno botãozinho para fechar, e a casinha fiz à mão, com três voltas de linha soltas, feitas na borda da gola, e ponto caseado bem fechado por cima das três voltas da linha. Veja o vídeo aqui (a primeira “produção” do blog Mulher Católica!).
 
Mandrião do Inácio - Cinto bordado com estrelinhas
 
Para ajustar o mandrião na cintura do Inácio, fiz um cintinho, e utilizei o ponto de bordado decorativo de estrelinhas, que minha máquina de costura possui, para dar o acabamento. Utilizei linha metalizada da Costuratex, na cor prata, para fazer o bordado.
 
Mandrião do Inácio - Barra com bordado inglês
 
Também bordei as estrelinhas na junção do bordado inglês, na barra.
 
Mandrião do Inácio - Barra com bordado inglês
 
Véu do batismo    
Esse é um quadrado de tecido, que deve ser na cor branca, usado no rito do batismo, o qual simboliza a pureza da alma lavada do pecado original nas águas batismais. É colocado sobre a cabeça da criança enquanto o padre diz: “Recebe a veste branca, e leva-a sem mancha ao tribunal de Nosso Senhor Jesus Cristo para teres a vida eterna”.
 
Fiz o quadrado de tecido na medida 31x31cm (medida aleatória, foi o que sobrou do tecido que comprei), e ele também serviu de toalha pra enxugar a cabeça do Inácio, depois que a água batismal foi derramada sobre sua cabecinha.
 
Detalhe do bordado de estrelinha, que fiz com minha máquina de costura:
 
Véu de batismo bordado com estrelinhas prateadas  
O bordado prateado sobre o tecido branco deu um ar angelical e ao mesmo tempo sofisticado. As estrelinhas também poderiam ter sido bordadas com linha branca, mas aí não ficariam muito visíveis e não dariam o “toque de rei”. Gastei mais de 40 metros de fio prateado para fazer todo o bordado do mandrião do Inácio. O resultado visual ficou muito bom, não?!
 
 
O Batizado!
 
E, finalmente, as fotos do Batismo do Inácio! Ele é lindo demais, não?? Ele é ruivinho, tal qual a mamãe! Essas fotos foram batidas logo depois da “operação mandrião” para o vestir, antes de começar a Missa. Foi difícil, mesmo eu e a Jaque (mamãe) o segurando. Ele é tão pequenino e o mandrião tão grande! rsrs…
 
Inácio     Inácio e mamãe
 
No colo da mamãe! Que fofo!
 
Pais e Padrinhos do Inácio
 
Pais e Padrinhos muito atentos na explicação do Padre sobre o Sacramento do Batismo! Como o Padre disse, os padrinhos têm papel fundamental na vida do afilhado. Padrinho e Madrinha significam paizinho e mãezinha, respectivamente, então os padrinhos são os segundos pais da criança. Além do mais, o Batismo cria parentesco espiritual entre os padrinhos e o afilhado. Na falta dos pais, a responsabilidade de cuidar da criança fica à cargo dos padrinhos de batismo. Mas não é só isso, os padrinhos também têm o direito e o dever de ajudar na educação cristã do afilhado. Assim sendo, ganhei um filhinho! Ainda bem que a Jaque (mamãe do Inácio) não é ciumenta (pelo menos comigo rs…).
 
Na foto acima, da esquerda para a direita: Pe. Jonas dos Santos Lisboa, Francisco (compadre), Jaqueline (comadre), Inácio (no colo da mamãe), Melissa (eu) e Thiago (meu marido).
 
O batizado do Inácio foi feito no Rito Antigo. Para quem nunca viu, é impressionante. O Padre faz três pequenos exorcismos na criança. É um rito muito forte! No rito novo, infelizmente, estes exorcismos foram retirados. O Rito Antigo do Batismo está disponível para download aqui.
 
Eu segurando o Inácio!
 
Ritos iniciais do batismo, quando o Padre coloca sal bento – símbolo da sabedoria – na boquinha da criança. Incrível como Inácio não reclamou de nada, nem do sabor do sal, e ficou dormindo o tempo todo! rs.
 
Ungindo Inácio
 
Aqui o Padre está ungindo o peitinho do Inácio com o óleo dos catecúmenos.
 
Inácio já é filho de Deus!
 
E aqui Inácio acabou de se tornar filho de Deus!! Mais um cristãozinho!! Ele não chorou nem depois da água fria na cabeça por três vezes! rsrs…
 
Ungindo a cabecinha do Inácio
 
Unção da cabecinha do Inácio com o óleo do Santo Crisma. Mamãe Jaque chorando, ao fundo, de emoção!
 
Explicações finais!
 
Palavras finais do Padre…
 
Madrinha faceira!    
Um lindo bebê, e agora um amado filho de Deus! Que orgulho!
 
Madrinha e amigas faceiras!
 
Madrinha e amigas faceiras!
 
Madrinha e mamãe faceiras!
 
Madrinha e mamãe de Inácio, super faceiras!
 
Família reunida!
 
E agora, família reunida, pais e padrinhos e afilhado no colo! Amei essa foto!!
 
Pe. Jonas segurando o Inácio
 
O Padre não se conteve e fez questão de segurar o Inácio para tirar a foto!! Que graça!!
 
Inácio com o terço
 
E aqui o pequeno Inácio, já no aconchego do lar, com o tercinho que ganhou dos padrinhos (tem que aprender a rezar desde pequenino mesmo! rs.). Ele é muito lindo! É o orgulho da madrinha!
 
 
Making of
 
À pedido (Patrícia, esse é pra você rs.), deixo aqui o making of da confecção!
 
Molde pronto     Tecidos
 
Depois de muuuuuuuuuuito pensar, finalmente consegui chegar ao resultado do molde final do mandrião. Utilizei o molde de vestidos da Exacto Moldes para adulto, e fui diminuindo o tamanho mais ou menos proporcionalmente (foi só por Deus mesmo, pois eu não tinha certeza se iria dar certo).
 
Uma bagunça total!     Corte de tecido no chão!
 
Só arrastando tudo no quarto é que consegui espaço para cortar o mandrião. Como não tenho mesa grande, foi no chão mesmo que cortei o tecido! Bagunça é pouco o que aconteceu em meu “ateliê” rsrs…
 
Corte do forro     Forro cortado
 
Pelo menos consegui cortar o forro, de cambraia de algodão, sobre a tábua de passar roupa (uma bagunça a menos rs).
 
Costurando o bordado inglês na barra     Costurando o bordado inglês na barra
 
Tirei essas fotos quando estava pregando o bordado inglês na barra. É importante alfinetar tudo para que a costura fique no lugar certo!
 
Então é isso. Essa foi minha “pequena obra”, cuja qual eu disse que faria, nos comentários deste post. Foi uma pena que não deu pra fazer o passo-a-passo do mandrião, pois foi muito corrido, fiz esse mandrião em praticamente dois dias e sem tempo para descanso! Confeccioná-lo foi um pouco trabalhoso, mas valeu MUITO a pena! Não há preço que pague um trabalho feito com as próprias mãos, especialmente feito para uma ocasião tão especial!!
 
Que Nosso Senhor faça do Inácio um grande santo!
 
Fiquem com Deus! Salve Maria Santíssima!
 
É proibida a cópia e/ou reprodução de qualquer uma dessas fotos sem minha expressa autorização. Todos os direitos reservados.
 
Leia também:

36 comentários:

  1. Aaaaaaiiiiii, Melissa!
    Ficou lindo! O mandrião, a postagem, tudo lindo! Amei!
    Quero deixar registrado que, tendo visto o mandrião pessoalmente, o acabamento ficou super profissional!
    Sou testemunha do trabalho e do carinho que a Melissa colocou nessa empreitada! Mas valeu a pena!
    Parabéns, Melissa! Deus lhe recompense!
    E que o Inácio leve a veste batismal dele branca e imaculada até o seu julgamento diante do bom Deus! Que o Inácio seja um grande santo!
    Parabéns de novo!
    beijos,
    em Cristo,
    Patricia Medina

    obs: tão legal ver nossos amigos nas fotos! Pena que eu não pude estar lá. :(

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Patrícia!

    Realmente foi uma pena você não poder ter ido, senti sua falta lá!!

    Fica com Deus! Salve Maria!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah que lindo!!! Adorei a surpresa! Que coisa fofa seu afilhado e que lindo ficou o mandrião (aprendi o nome dessa roupa agora hehehe). Menina, que trabalho lindo o seu! No capricho! Meu proximo baby eu vou encomendar um desses contigo, vai fazendo o orçamento aí, com direito a frete kkkkkkk...mas é sério! Eu quis tanto uma roupinha dessas para meu baby, mas não encontrei, daí ele foi batizado com uma roupinha branquinha comum mesmo.

    Estão todos de parabéns, coisa linda ver um batizado! Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andrea! Demorei uma semana pra montar este post, acredita? rsrs...

    Ah, eu também não conhecia a palavra "mandrião" até a Patrícia me falar o que era! Depois ela e a minha comadre me incentivaram a fazer o mandriãozinho do Inácio. Graças a Deus deu certo!! rsrs.

    Ok!! Quando seu outro baby vier, me avise que farei o orçamento!! (Uau! já tenho uma encomenda! rsrs)

    Amém! Fica com Deus! Salve Maria!!!

    ResponderExcluir
  5. Ola Melissa
    Salve Maria!!!
    Lindo!!! Eu fui batizada em adulta, vai fazer 3 anos... Mas adorava ter sido em bebe... minha vida teria sido bem mais facil, não teria cometido muitos erros que cometi, mas, fazer o que? tenho mudado a minha vida e pedido perdão a Deus pelos erros do passado. Quando tiver um bebe, vou educa-lo cristamente desde o primeiro dia... Parabéns pelo blog. Fique com Deus, junto de sus familia

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cidália! Pense na imensa bondade de Deus, que te deu a graça de ser batizada, e agora você também é filha de Deus! O seus filhos serão felizes por terem uma mamãe dedicada e que vai ensiná-los a serem católicos desde pequenininhos! Que Deus lhe abençoe com muitos, muuuuitos filhos mesmo rs!!!

    Amém! Beijos e fica com Deus! Salve Maria Santíssima!!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo Melissa! Parabéns pelo mandrião e pelo afilhado lindo.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Ana!! Fiquei muito feliz com seu comentário!! Fica com Deus! Salve Maria!! e volte sempre!!

    ResponderExcluir
  9. Tudo muito lindo e caprichado, o Inácio tem uma madrinha e tanto hein? Tb me tornei madrinha dia 30 Outubro, levei o Vitor a pia batismal, que é também meu primeiro afilhado e sobrinho.

    Ser madrinha é tão bom! bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana!

    É verdade, ser madrinha é tudo de bom!! E ser madrinha pela primeira vez é emocionante! :D

    Beijos e fica com Deus!! Salve Maria!

    ResponderExcluir
  11. Olá Melissa! Salve Maria!
    Eu gostei muito - muito mesmo - desta sua postagem. Meus parabéns e votos de que a Santíssima Virgem lhe recompense!
    Também aprendi o nome da peça agora (mandrião). Eu já conhecia, mas não sabia como se chamava nem esta bela tradição de bordar o nome das crianças.
    Já tenho alguns afilhados, mas apenas dois foram batizados quando crianças e eu não tinha a noção das coisas como tenho hoje, infelizmente. Mas é assim mesmo, se quando os batizei seus pais me deram esta grande responsabilidade porque sabia de quem se tratava, alguém da Igreja de fato, o Senhor ainda nos concede a graça de crescer no conhecimento Dele e da Santa Fé, a gente tem que melhorar né e eu amo muito meus afilhados.
    Bom, para os meus filhos ainda dá tempo, e bota tempo nisso, para poder confeccionar um mandrião rsrsrs
    Nossa! Eu adoro estas coisas e se pudesse tentaria fazer um agora mesmo!
    Tipo: coisa de mulher, é tão lindo mesmo esta dedicação, este "fazer" que Deus nos permite e nos dá!
    Gostei muito mesmo, o mandrião ficou lindo, e o seu afilhado também! Que o Santos Anjos o acompanhem sempre e o conduzam! Um lindo filhinho de Deus e de Nossa Senhora!
    Meus parabéns mais uma vez!

    Contemplemos Jesus na escola e Maria!

    Nívea

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nívea! Salve Maria!

    Fico feliz que tenha gostado da postagem!! Se não fosse o tempo curtíssimo, eu teria feito um post melhor! A Igreja Católica é tão rica em tradição, em cultura, pena que as pessoas não sabem. Eu mesma estou descobrindo muita coisa agora! Mas enfim, vivendo e aprendendo rs.

    Ai, ser mulher é MUITO BOM!! Deus nos deu uma missão tão importante, de cuidar, de educar, de gerar vidas! Não é à toa que o demônio ataca tanto a mulher, com ideologias ruins (feminismo), com modas indecentes, entre tantas outras coisas!...

    Que Deus nos ajude a sermos verdadeiras mulheres católicas, verdadeiras cristãs, à exemplo da Virgem Santíssima! Desta forma conseguiremos ser verdadeiras madrinhas de bastimo!

    Obrigada!
    Beijos e fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  13. Para o batizado do meu primeiro filho eu mesma costurei o mandrião, todo em cetim e "leze" bordado, com passa fitas. O 2º usou o mesmo assim como os meus sobrinhos, para as meninas só trocamos as fitinhas. No dia 08/12 esse mandrião completará 21 anos do seu 1º uso e espero ver meus netos sendo batizados com ele. É muito lindo.
    Parabéns plo seu afilhado e procure ser/estar presente na criação dele,para que a exemplo do meu 1º(dos 10 afilhados que temos)que já tem 23 anos ainda me chama de madrinha e no dia das mães me presenteia dizendo que sou sua "dinha", é muito bom.
    Rita

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rita!! Que alegria ter um comentário seu aqui!!

    Nossa, que legal você ter feito o mandrião dos seus filhos, deve ter ficado lindo com cetim e lese bordado!! Quando puder, leve na Missa pra gente ver o mandrião que você fez!

    Obrigada! Vou tentar com todo meu empenho ser uma boa madrinha pro Inácio! Que Deus me ajude e Nossa Senhora me auxilie!

    Beijos e fica com Deus! Salve Maria!

    ResponderExcluir
  15. oi Melissa!!! domingo, 13 desse mês, batizei a minha primeira afilhada. ela se chama Kaline, é linda. se eu soubesse da tradição do mandrião,tinha dado um jeito de conseguir um pra ela. as meninas também usam né? depois mando as fotos do batizado dela pra o seu e-mail.
    salve Maria!!!
    Rafaelle!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rafaelle! Que bênção, mais uma madrinha :D

    As meninas também usam mandrião sim! Você pode ver um lindo mandrião de menina neste site aqui:

    Waltzing Matilda: {pretty, happy, funny, real}

    Salve Maria!!

    ResponderExcluir
  17. Nossa confesso que fiquei muitissimo emocionado com essas fotos, ja nao se fazem mai como eram paara ser né...vou batizar minha priminha dia 18 de dezembro, queria que fosse no rito antigo, mas a misericordia de Deus é grande.
    E que você contiue sempre nos transmitindo essa fé maravilhosa que é nossa fé Catolica Apostolica Romana.
    Salve Maria

    ResponderExcluir
  18. Olá, Eliakin, Salve Maria!

    Que Deus abençoe sua priminha que logo se tornará cristã! E que você seja um santo padrinho para ela!

    Fica com Deus!
    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia melissa

    Gostaria de saber se voçê faz mandrião, ou conhece alguém que faz.
    Gostei muito,e gostaria de encomendar um para menina.
    abraços
    elaine

    obs:ja te mandei email,me responda pelo email

    ResponderExcluir
  20. Olá, Elaine! Faço sim. Vou fazer uma tomada de preços dos tecidos, depois lhe mando o orçamento. Fica com Deus! Salve Maria!

    ResponderExcluir
  21. Salve Maria Imaculada!
    Olá Melissa! Como vi que você faz mandrião por encomenda, gostaria de saber quanto está o preço do mandrião e se você pode fazer um pra mim para o meu batizado do meu filho que irá nascer em junho? Estarei aguardando respostas suas. Fique com Deus e a Virgem Maria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Solange, Salve Maria!

      Você poderia me dizer para que dia de Junho você precisaria o mandrião e em que cidade você mora?

      Na realidade, meu tempo nestes dois meses que se seguem está bem comprometido, pois tenho que fazer minha qualificação do mestrado, mas dependendo do dia do batizado do seu filho e da cidade onde você mora talvez eu consiga confeccionar o mandrião pra você. Quanto ao valor, depende do tecido, mas posso lhe passar isso por email.

      Por favor, escreva para:
      contato@mulhercatolica.org

      Fica com Deus!

      Excluir
    2. Bom dia, Melissa!
      Salve Maria! Eu irei te passar todas as informações pelo contato que você me passou. Muito obrigada pela atenção! Que Deus a abençõe!

      Excluir
    3. Bom dia, Solange! Ficarei no aguardo!
      De nada! Fica com Deus! Salve Maria!

      Excluir
  22. Oi, Melissa! Não sei se você viu o seu e-mail contato@mulhercatolica.org
    Mas eu já te envie a resposta por ele sobre a encomenda do mandrião. Estarei aguardando respostas suas. Que a Virgem Maria a abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Solange!
      Vi seu email sim! Em breve lhe responderei!
      Amém! Fica com Deus! Salve Maria!

      Excluir
  23. Nossa que batismo lindo, tão tradicional, amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wilzer e Leal, Salve Maria!

      O Batismo foi feito no Rito Antigo (Tridentino), 100% tradicional. Foi lindo lindo!!

      Fica com Deus! Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  24. Olá Melissa!

    Fiquei felizem saber que seu afilhado não chorou durante o batizado quando a água batismal lhe caiu na testa.
    Fui a umbatizado em que o bebê não chorou e o padre ficou insistindo para ele chorar! Disse que o choro simbolizaria o nascimento para Cristo!
    O queacha disso?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Meu afilhado comportou-se muito bem no dia do seu Batismo hehe...

      O que o padre disse é um completo absurdo!! Se a criança chora ou não, é completamente irrelevante, e não tem nada a ver com o Rito do Batismo. O choro da criança não simboliza nada! A matéria do batismo é a água natural, e jamais se pode requerer o choro da criança para que o Batismo se realize! Pensar que o Sacramento do Batismo só acontece quando a criança chora é propor uma heresia. Não sei se foi esta a intenção do padre nas palavras dele, mas, se foi, isto é muito grave!

      São Pio X ensina que:

      O Batismo é o Sacramento pelo qual renascemos para a graça de Deus e nos tornamos cristãos.

      O Sacramento do Batismo confere a primeira graça santificante, que apaga o pecado original e também o atual, se o há; perdoa toda a pena por eles devida; imprime o caráter de cristão; faz-nos filhos de Deus, membros da Igreja e herdeiros do Paraíso, e torna-nos capazes de receber os outros Sacramentos.

      A matéria do Batismo é a água natural, que se derrama sobre a cabeça do que é batizado, de maneira que escorra.

      A forma do Batismo é esta: Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.


      Se você fosse próxima do padre, poderia presenteá-lo com um Catecismo Maior de São Pio X para lhe refrescar a memória sobre a doutrina da Igreja, pois se ele falou isto sobre o Batismo, o que não falará dos outros Sacramentos!!? Deus tenha misericórdia!

      Fica com Deus!
      Salve Maria Imaculada!!

      Excluir
  25. ana regilda27/05/13 14:35

    Oi Solange, Salve Maria!

    Interessante o conteúdo acima, gostei de tudo que li, mas uma frase me chamou a atenção: " a Igreja católica é rica em tradição e cultura, pena que muita gente não saiba". A compaixão se torna maior quando o próprio padre faz parte desse número. Minha fé é Católica Apostólica Romana, e esta é minha maior felicidade, mas sabe por que estou falando isso cara Melissa? Porque a decisão de minha irmã batizar seu filhinho Davi vestido em um mandrião gerou um episódio de constrangimento para nossa família. O padre responsável pela unção deste importante sacramento, ficou insistentemente falando que o menino estava vestido de roupa de mulher, que era para minha irmã tomar cuidado por que ela poderia inclusive estar condenando a criança ao homossexualismo, que menino tem que ser vestido de acordo com o sexo, e vice versa, Melissa, você não imagina quão constrangedor se tornou esse momento tão importante para nós da família, que através do batismo intencionamos fazer o pequeno Davvi renascer para a graça de Deus, e tornar-se cristão, fazendo minhas as palavras de São Pio X. Foi de extremo mau gosto a observação deste padre que passou o batizado inteiro da criança, enfatizando que o Davi era homem, só estava vestido de mulher. Você não imagina como isso nos fez sofrer. Tenho um irmão que hoje tem 48 anos, e minha mãe o batizou usando um mandriãozinho. Muito preconceituosa e totalmente sem ética a atitude deste coitado, o que você acha? A paz esteja com você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Regilda!

      Infelizmente, tudo que este padre falou é fruto de uma GRANDE, HORRENDA e INESCUSÁVEL IGNORÂNCIA!!! Ele não tem desculpa para ter dito o que disse! O que ele fez foi um grande pecado, pois além de humilhar a criança e os familiares, ele também faltou com a caridade!! Em que mundo estamos!? Imagina! O mandrião é uma veste batismal tradicional, antigamente era muito comum batizar os bebês com ela! Inclusive há famílias reais (de reis) que batizam seus bebês com lindíssimos mandriões!! Eu imagino como deve ter sido constrangedor para sua família passar por essa situação, mas diante dessa atitude infeliz deste sacerdote, só nos resta rezar pela conversão dele!... Bem que São João Bosco diz que "O padre não vai jamais sozinho para o Céu ou para o Inferno. Se for fiel à sua vocação, vai para o Céu com as almas que com seu bom exemplo tiver salvado; se proceder mal e escandalizar os irmãos, irá para o Inferno juntamente com as almas condenadas por causa de seus maus exemplos."

      Temos que rezar muito pelos sacerdotes, pois pelo mau exemplo de muitos deles muitas pessoas perdem a Fé...!

      Onde você mora há alguma paróquia tradicional?

      Excluir
    2. ana regilda31/05/13 11:25

      Sim Melissa, onde moro existem paróquias que realizam batizados com as crianças vestidas assim, inclusive, ontem mesmo na festa de Corpus Cristi, conversei com um amigo padre (que inclusive era para ter sido este o responsável pelo sacramento que o Davi recebeu) e ele me disse que na Igreja à qual ele está vinculado, que é a Catedral da Sé, em São Luis, Maranhão, está acostumado realizar batizados com crianças vestidas em mandriões. Realmente, o frei que batizou meu sobrinho foi muito infeliz. Você tem razão quando diz que atitudes como a deste frei às vezes balançam a nossa Fé. Espero em Deus ter uma Fé firme e inabalável como a rocha, e não me deixar levar por esta ou outras situações de vexame em nossa igreja, pois não me vejo em outra religião. Nasci Católica Apostólica Romana, morrerei feliz se continuar assim até o fim. Obrigada por sua atenção! Paz e bem!

      Excluir
    3. Oi, Ana Regilda!

      Mantenha-se firme na Fé! Peça sempre essa graça a Nossa Senhora. Nós não podemos esmorecer por conta dos maus exemplos que vemos. Os tempos nos quais vivemos são tempos tenebrosos de crise de fé, da qual nem os clérigos escapam. Devemos permanecer firmes e rezar muito pela conversão e santificação dos sacerdotes.

      "Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós. O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. A ele o poder na eternidade! Amém." (I Pe 5,6-11).

      Então, confiemos em Deus, peçamos a graça da perseverança final e permaneçamos firmes na Fé Católica até à morte!!

      Fica com Deus!
      Salve Maria Santíssima!!

      Excluir
  26. Meu Deus, que imagens mais lindas!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mira! Fico feliz que tenha gostado!! ^_^

      Excluir

Olá, seja bem-vindo(a)! Este blog é moderado. Por questões de ordem prática e também porque meu tempo é precioso, não publicarei comentários ofensivos à minha pessoa, nem a qualquer outra. Se porventura você comentou educadamente e seu comentário não foi publicado, provavelmente ele se enquadrou em alguma das restrições da Política de Comentários deste blog. Leia-o com atenção antes de comentar. Obrigada pela compreensão. Salve Maria!