20 de set de 2011

Modelos de roupas para a Primeira Comunhão de meninas e meninos

Por Melissa Bergonso

Já faz alguns dias que o blog Mulher Católica tem sido acessado na busca de modelos de vestido para Primeira Comunhão. Sei o quanto é difícil achar modelos sóbrios e delicados, então vou deixar aqui alguns modelos bem bonitos de vestidos para as meninas, afinal, o dia da Primeira Comunhão é o dia em que elas podem e devem se vestir de princesas para receber o Rei dos reis e Senhor dos senhores em suas almas e em seus corações!!

Também coloquei sugestão de roupa de Primeira Comunhão para meninos, assim todos ficam contemplados com roupas dignas de receber Nosso Senhor.

Sem esquecer, as meninas devem estar de véu. Então, os modelos apresentados que não têm véu podem ser facilmente adaptados, é só copiar o véu de outro modelo.

Espero que eu tenha feito este post a tempo e que vocês gostem das sugestões. As fotos desta postagem foram retiradas do álbum que a Luciana Lachance fez no Picasa. Se alguém quiser olhar mais modelos, pode conferir outros que ela disponibilizou lá. Uma pequena observação faço para os modelos de vestidos que têm mangas curtas: o comprimento mínimo das mangas deve ser na metade do braço. O ideal mesmo é que sejam ou no cotovelo ou até os punhos.

Fiquem com Deus! Salve Maria!












Leia também:

14 comentários:

  1. Tão lindos!!! Lembro perfeitamente do dia em que recebi Jesus Eucarístico pela primeira vez, lembro também da minha roupa,era linda!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana Beatriz! Que bom que gostou dos modelos e que eles lhe trouxeram boas lembranças!

    Obrigada pela visita! Salve Maria!

    ResponderExcluir
  3. Quando fiz primeira comunhão usei véu, pena n ter foto.

    ********Sonho com a primeira comunhão do Hudson vou chorar demais!

    ResponderExcluir
  4. Ahh, que pena que você não tem foto, senão poderia postar pra gente ver!...

    Com certeza você vai chorar! :D

    ResponderExcluir
  5. estou ansiosa para minha primeira comunhao!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Titininha! Que bom! Prepare-se muito bem para receber Nosso Senhor Jesus em sua Primeira Comunhão. Faça leituras espirituais - indico muito as Meditações de Santo Afonso - reze o terço, e tenha muita diligência em fazer seu exame de consciência para a primeira Confissão. Diz Nosso Senhor Jesus: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne, viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 54-58). "Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpável do Corpo e do Sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o Corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação" (1 Cor 11, 27-29).

      Receber Jesus na Santíssima Eucaristia é um grande dom. Mantenha sempre sua alma pura e limpa para recebê-lo com a devida honra e reverência.

      Fica com Deus. Salve Maria!

      Excluir
  6. Olá!
    Minha filha fará a primeira comunhão agora em Nov/12.
    a igreja adota uma túnica para todas as crianças.
    Gostaria de uma sugestão para a roupa que ela poderá usar por baixo da túnica.
    Grata,
    Noemia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Noemia, Salve Maria!

      Para este caso, talvez, a solução mais prática seria usar um conjunto de blusa (com manguinhas e sem decote) e saia (cerca de um palmo abaixo dos joelhos) por baixo da túnica. Outra opção seria fazer um vestidinho para sua filha, mais ou menos no estilo do modelo da 4ª e 5ª foto. O modelo poderia ser um pouco mais simples, mais liso, sem muita roda.

      É uma pena que sua paróquia adota túnicas como "uniforme" para o dia de Primeira Comunhão. Este dia é tão importante! mereceria um traje especial, nem que fosse simples...

      Fica com Deus!

      Excluir
  7. Oi sou Maria fernanda e vou fazer primeira comunhão no dia 2 de dezembro e fui operada faz 2 semanas e naum posso usar calça jeans o que devo usar!?!Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Fernanda, Salve Maria!

      O dia da Primeira Comunhão é um dia muito especial, pois você vai receber o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, na sua alma e no seu coração, então você precisa estar apropriadamente vestida. É importante esclarecer que estar apropriadamente vestida não é, necessariamente, vestir vestidos caros e enfeitados, mas sim vestidos modestos, dignos da Casa de Deus. Como você está operada, eu sugiro que você use um vestido de cintura alta, mais soltinho, com mangas que podem ser na metade do braço ou no cotovelo já que estamos na primavera, com comprimento abaixo dos joelhos de pelo menos 20cm, de modo que, ao sentar-se, seus joelhos continuem cobertos.

      A roupa de uma mulher, independentemente do ambiente e da ocasião, deve ser capaz de guardar sua modéstia e seu pudor. Calças não são apropriadas a uma mulher cristã justamente por ferirem a modéstia e o recato, pois marcam o corpo feminino e evidenciam suas formas. Eu tenho alguns artigos escritos que podem lhe ajudar a entender melhor essa questão:

      - A modéstia no vestir: Uma norma de caridade
      - Roupas para a Missa e o decoro na Casa de Deus
      - Roupas Femininas » Modéstia e Comprimento
      - A calça comprida desmerece e fere a modéstia?

      Espero ter lhe ajudado!
      Fica com Deus!

      Excluir
  8. Lindos.Recordei de minha primeira eucaristia e de meu vestido.Ah!Se hoje também fosse assim!Mas não,usam uma camiseta estampada e muitas vezes calças jeans.Que pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Sônia, é uma pena mesmo. É tão bonito quando as meninas vestem vestidos e usam veuzinhos, e os meninos vestem roupas sociais para sua Primeira Comunhão! Fica tão respeitoso e tão singelo! A Primeira Comunhão é uma ocasião muito especial, pois é quando a criança recebe Nosso Senhor, pela primeira vez, em sua alma e em seu coração. Portanto, a roupa que ela veste deve ser condizente com este tão precioso momento!
      Salve Maria!

      Excluir
  9. Olá! A Paz. Como catequista, gostaria que todas as crianças pudessem se vestir com dignidade em data tão solene. Mas, em reunião com os pais, catequistas e sacerdotes, o que sempre ouvimos é: que seja uma coisa simples, que a criança possa usar depois. Lamentavelmente, sempre fica acertada a calça jeans e a camiseta.
    Dessa vez, não me contive e perguntei quais das crianças já haviam sido "dama de honra ou pajem" em casamentos. A maioria. Logo perguntei se não precisaram mandar fazer trajes condizentes( muitas vezes de aluguéis caríssimos) para o momento. "Ah, sim.. mas aí é outra coisa!" Será um casamento mais importante que a recepção do Corpo e Sangue de Cristo?
    Irritei-me muito nesse dia e precisei pedir auxílio aos Santos Anjos, para não cair em desgraça. Deus acabou vencendo: os meninos em trajes sociais e as meninas com saias e blusas. Não eram assim tão modestos, mas eram menos indignos.
    Enfim, desabafei. Desculpe. Mas creio que esta verídica e vergonhosa história sirva para nos alertar dos perigos que a sociedade está correndo ao colocar tudo no lugar mais importante.
    Oremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sílvia!

      Sua indagação ao pessoal da catequese foi excelente! Realmente, as pessoas se vestem com toda pompa para irem a um casamento, mas para receber Jesus Cristo na Santíssima Eucaristia se vestem desleixadamente ou com pouco cuidado da aparência...

      Foi muito bom o que você falou na reunião dos pais, e eu gostaria que existissem mais catequistas com sua coragem e determinação. Você está de parabéns por não se ter calado frente à omissão e pouco caso das pessoas que lá estavam, especialmente dos sacerdotes, o que é lamentável...

      Eu compreendo seu desabafo, pois também já tive que ver coisas reprováveis e bizarras acontecendo em Missa de Primeira Comunhão, com a aprovação do próprio Pároco!... :-(

      Oremos!

      Beijos e fica com Deus!
      Salve Maria Puríssima!

      Excluir

Olá, seja bem-vindo(a)! Este blog é moderado. Por questões de ordem prática e também porque meu tempo é precioso, não publicarei comentários ofensivos à minha pessoa, nem a qualquer outra. Se porventura você comentou educadamente e seu comentário não foi publicado, provavelmente ele se enquadrou em alguma das restrições da Política de Comentários deste blog. Leia-o com atenção antes de comentar. Obrigada pela compreensão. Salve Maria!