26 de ago de 2011

Saias longas verdes

Por Melissa Bergonso
 
Verde é uma cor bastante agradável aos olhos, basta olhar as árvores para descansar o olhar! Já como cor de roupa, o verde parece um tanto “incomum”. Geralmente tendemos a procurar e comprar roupas de cores sóbrias, neutras e de tons pastéis, pois é mais fácil de combinar com outra cor ou estampa. A primeira pergunta que nos surge na cabeça quando vemos ou compramos uma peça de roupa de uma cor que não é comum do nosso uso é: “com o que vou combinar isso aqui?”… pois bem, foi isso o que aconteceu comigo e foi o que me motivou a escrever este post.
 
Há uns meses atrás fui atrás de saias longas na Renner e encontrei alguns modelos. Porém, o único que ficou “bom” (pois precisou de ajustes em casa) foi o de uma saia longa, na cor verde-lápis (segundo constava na etiqueta). Este tom de verde não é do meu agrado, apesar de eu não achá-lo feio. Na realidade, o problema com relação a essa cor é justamente como combiná-la com outras peças e que cores usar simultaneamente sem parecer estar com algum tipo de uniforme de colégio ou sem virar um “carro alegórico”. Felizmente, existe como remediar a “cor verde inusitada” e criar looks extremamente femininos e elegantes com alguns acessórios e combinações coringas.
 
Tentando aprender um pouco mais sobre como deixar um visual delicado e feminino com cores “incomuns”, dei uma vasculhada na net em busca de modelos e alternativas de uso para roupas em tonalidades de verde. Encontrei algumas imagens, e na maioria delas o uso de blusas brancas, beges ou marrons é bem comum; pode-se dizer que estas são cores coringas e que ficam bem com vários tons de verde. Encontrei também combinações coloridas, que deixam o visual um pouco mais chamativo, mas de certa forma, alegre. Abaixo coloco algumas fotos com comentários acerca do visual.
 
Analisando…
 
saia-verde-frente Este tom de verde é muito próximo ao tom da minha saia. Na maioria das fotos que encontrei, onde o look está mais “ajeitadinho”, a modelo sempre está usando algum acessório básico, seja um pequeno cinto ou algo que dê um charme feminino. Nesta foto, por exemplo, o cinto fininho marrom deixou o look ajeitado e a pulseira, também marrom, completou a produção. Dois acessórios discretos, mas que fazem diferença e deixam o visual feminino.
 
O sapato é outro elemento que ajuda na construção do look. Nesta foto o sapato tem um salto, mas convém que, para guardar a modéstia* e também a saúde da coluna, dos joelhos e dos pés, o salto não ultrapasse 5cm de altura (há um estudo bem interessante aqui).
 
Para este visual, embora não seja possível vê-la inteira, a blusa utilizada é estampada com flores miúdas em tons de azul, o que deixa, na minha opinião, o look leve, jovial e gracioso.
 
A combinação das cores do cinto e do sapato ficaram ótimas. Se a cor fosse preta ao invés de marrom, o visual ficaria um pouco mais contrastante. Porém, a utilização de acessórios em tons de marrom deixou a composição bastante harmoniosa.
 
saia verde (1)Esta outra foto é para mostrar como não se deve vestir. O visual ficou muito desleixado, nem em dia de faxina a gente se veste assim! rsrs… A única coisa aqui para mostrar é a cor da blusa de cima, branca, contrastando com a saia verde.
 
Meninas, nem pensem em se vestirem assim. Embora a saia possua um comprimento absolutamente modesto, é ridículo vestir-se tão desmazeladamente desta forma, como a foto apresenta. Vestir-se modestamente não é sinônimo de se vestir mal, nem com pouca diligência. Cuidar da aparência é bom, inclusive Santo Tomás de Aquino, na Suma Teológica, fala um pouco sobre isso na questão da modéstia na apresentação exterior.
 
saia-longa-verde1-blusa-floridamc-saia-longa-verde2Estes dois visuais possuem cores um tanto contrastantes. O visual à esquerda ficou um tanto chamativo, portanto, se você quiser discrição o ideal seria optar por uma estampa de uma cor mais suave ou do mesmo espectro do verde, como a estampa de flores azuis da primeira foto, logo acima. Embora as cores da estampa da blusa ao lado sejam fortes, este look está comportado.
 
O visual à direita é um tanto despojado. As listras até quebram um pouco o tom verde, mas não gostei da espessura, acho que se fossem mais estreitas o visual ficaria melhor, um pouco menos “moleca”. Sem contar também que a blusa está muito decotada e as mangas estão frouxas demais. Qualquer movimento de braços para cima as axilas e a intimidade feminina ficarão expostas. Se quisermos preservar nosso recato e nosso pudor, devemos usar roupas que não revelem nossa intimidade nem exponham nosso corpo a qualquer movimento corporal quotidiano.
 
mc-saia-longa-trico-e-verde
mc-saia longa plissada verdeAcho bonito saia plissada, e este tom de verde é sóbrio. Não sou perita em cores, mas acho que essa cor de verde é verde-musgo.
 
Gostei dos dois visuais, tirando os sapatos (de péssimo gosto), pois são grosseiros e nenhum pouco femininos, além dos saltos serem demasiadamente altos. Se eles tivessem um salto baixinho o look ficaria muito bom.
 
Em geral, a composição do visual ficou boa (porém, como eu disse acima, tirando os sapatos). O comprimento das mangas é ótimo e a gola rente ao pescoço da blusa branca também é ideal para compor um visual modesto.
 
Notem que em ambos os modelos o cinto fininho deu o “acabamento”, demarcando a cintura. Vejam dois exemplos de perto:
 
mc-saia-verde-cintochapeado-e-blusalistrada        mc-saia-verde-blusabranca-cintopreto
 
Gostei da blusa de listras finas, ficou bonitinho.
 
Mais algumas fotos…
 
mc-saia-verde-blusa-branca-echarpeazul     mc-verde     mc-saia-verde-cinto-casaco-branco
 
Apenas uma observação para a blusa branca da primeira foto acima: para guardar o recato e não correr o risco de mostrar a intimidade, a blusa deve estar abotoada com mais um botão ou então deve-se usar uma blusinha por dentro para tampar o decote promovido pela ausência de botão.
 
Abaixo temos dois looks de saias verdes com blusas em tons de marrom.
 
mc-saia-verde-blusa-marrom-bolsa     post-saia-verde1 - Cópia
 
E aí, meninas, o que acharam? Estas são algumas sugestões de looks para saias em tons de verde. Inspirem-se!
 
Fiquem com Deus. Salve Maria!
 
---------------
* Não convém a uma Filha de Maria usar sapatos de saltos altos, pois eles alteram a postura natural da mulher, projetando as nádegas para trás e deixando o andar sensual.
 
Nota: Algumas fotos foram recortadas devido à imodéstia das blusas, que continham transparências ou eram decotadas demais.
 
|| » Siga o blog Mulher Católica no Twitter e no FaceBook ou receba os artigos por Email « ||

11 comentários:

  1. Minha net tá louca, uma hora funciona outra hora n, aí posso demorar a vir a aqui, como posso vir logo, elemento surpresa kkkkk Mas, me explica mais sobre o salto, bjs

    ResponderExcluir
  2. rsrs... eu vi seu post sobre sua net. Essas coisas são assim, bem instáveis mesmo.

    O que exatamente você quer saber sobre o salto? altura máxima, problemas que ocasionam ou é sobre a modéstia mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Meu marido que n discute com ninguém, detonou o cara que ligou oferecendo troca de plano da net, aí minha net pifou! Ele disse que n tem nada a ver, mas eu sei que têm!!!!

    Quero saber sobre modéstia, gosto de salto embora n precisa nem um pouco, os meus são quadrados de uns quatro dedos de altura, mas achei uma sandália anabela linda: meu número, meu bolso e comprei.

    ResponderExcluir
  4. O problema do salto é que ele muda a postura natural da mulher, deixando o bumbum "arrebitado" e o andar sensual, pois para andar num salto agulha, por exemplo, além de equilíbrio, a mulher tem que literalmente rebolar.

    ResponderExcluir
  5. Melissa, Salve Maria!

    Se você usa uma saia do tipo godê, por exemplo, seguindo as regras da modéstia mariana, com um salto agulha, dificilmente se notará o rebolado da mulher ou se ela ficou com um bumbum "rebitado" (exceto as que já têm um bumbum "rebitado" por natureza). Portanto, não vejo problemas neste caso. Agora se usa uma saia do tipo tulipa, que nem pode ser considerada modesta, aí sim, o salto deixará a mulher muito sensual levando os rapazes possivelmente ao pecado.

    Discorda?

    Beijos,

    Letícia

    ResponderExcluir
  6. melissa. tenho uma dúvida. quanto aos cabelos? é errado alisar? e enfeita-los?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Letícia, Salve Maria!

    Não posso concordar com você neste ponto. O problema não é somente o rebolado que o salto alto proporciona, mas todo um conjunto, desde a postura modificada que ele provoca na mulher até a sensualidade que ele traduz e provoca. Em todos os lugares que a gente pesquisa, o salto alto, especialmente o agulha, é símbolo da sensualidade e da provocação. Só por este fato, ele já é um sapato que não convém ser usado por uma mulher que quer viver a modéstia de Maria Santíssima.

    Beijos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Ah, Letícia, só para complementar, o tamanho adequado de salto é de no máximo 5cm, e não digo isso nem só por causa da modéstia, mas também por causa da saúde (leia este estudo). Obviamente que a modéstia tem importância maior, já que ela é a salvaguarda da virtude da santa pureza, que é tão cara a Deus. Salve Maria!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Rafaelle, Salve Maria!

    Não há nenhuma proibição quanto a alisar e enfeitar os cabelos. Claro que, em tudo o que fazemos, não podemos nos deixar levar pela vaidade e nem pelo sensualismo. Devemos nos cuidar sim, mas sem exagero, sem nos tornarmos escravas de nós mesmas ou da moda mundana.

    A Tháina, do blog Caminho para a Modéstia, fez um post bem legal, reunindo alguns textos publicados sobre o adorno feminino. Recomendo a leitura:

    http://caminhoparamodestia.blogspot.com/2011/08/maquiagem-e-modestia-parte-um-pesquisa.html

    Fica com Deus! E obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  10. Olá Melissa, Salve Maria, amei tudo, lindos mesmo, mas no meu caso que sou baixinha, vc acha q ficaria bem esse tamanho de saia/vestido?
    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Salve Maria!

      Ficaria sim! Quanto ao uso de saias longas, três dicas que podem ajudar a alongar a silhueta de mulheres baixinhas são:

      1) Usar saia de cintura alta;
      2) Usar a "saia + blusa" em uma composição monocromática, ou seja, no mesmo tom de cor;
      3) Usar a "saia + blusa" em uma composição tom-sobre-tom, sendo a blusa do mesmo tom da saia ou de um tom parecido ou da mesma gama de cores.

      Espero que essas dicas possam ajudá-la!

      Fica com Deus! Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir

Olá, seja bem-vindo(a)! Este blog é moderado. Por questões de ordem prática e também porque meu tempo é precioso, não publicarei comentários ofensivos à minha pessoa, nem a qualquer outra. Se porventura você comentou educadamente e seu comentário não foi publicado, provavelmente ele se enquadrou em alguma das restrições da Política de Comentários deste blog. Leia-o com atenção antes de comentar. Obrigada pela compreensão. Salve Maria!