Música e Matrimônio » Casamento no Rito Antigo (com Missa Tridentina Cantada)

Por Melissa Bergonso

Como eu falei no primeiro artigo, na Missa Cantada há determinadas partes que devem ser cantadas pelo padre celebrante e um coro deve cantar o Ordinário (partes fixas) e o Próprio (partes móveis) da Missa.

Caso o padre não cante nada e caso não seja possível ter um coro, mesmo que pequeno, para cantar as partes fixas e móveis da Missa, é melhor que a Missa seja então somente rezada.

Roteiro do Próprio e do Ordinário da Missa Pro Sponso et Sponsa

Intróito (Móvel) – “Deus Israel conjugat vos…”. O coro canta enquanto o sacerdote faz as orações ao pé do altar.

O ideal é que seja usado o canto gregoriano oficial do Graduale Romanum, que contém as melodias específicas para as partes móveis das Missas. Não sendo isso possível, pode-se usar uma versão simplificada, em forma de salmodia.

Kyrie (Fixo). Depois do Intróito.

Pode ser utilizado o da Missa de Angelis que é bastante conhecida, encontrada no Liber Cantualis.

Outra que pode ser usada, e também se encontra no Liber Cantualis, é a Missa Cum Jubilo, que eu particularmente acho mais bonita, e é a Missa para ser cantada geralmente em dias de Nossa Senhora.

Gloria (Fixo) – Usa-se o mesmo Ordinário do Kyrie.

Graduale (Móvel) – “Uxor tua sicut vitis…”. Depois da Epístola.
e Alelluja (Móvel)“Mittat vobis Dóminus…”. Dependendo do Tempo Litúrgico é necessário cantar o Tractus ou acrescentar ainda mais um versículo ao Aleluia.

Ofertório (Móvel) – “In te sperávi, Domine…”.

O ideal é que seja usado o canto oficial do Graduale ou não sendo isso possível, pode-se cantá-lo em forma de salmodia. Se for cantado em forma de salmodia, provavelmente sobrará tempo, então pode ser ainda cantado algum outro Hino, como por exemplo:

Ave Verum (Liber Cantualis – p. 44. Ouça aqui.) ou
Ó Mysterium Ineffabile (Partitura disponível aqui. Ouça aqui.)

Sanctus (Fixo) Do mesmo ordinário do Kyrie e do Gloria.

Agnus Dei (Fixo) – Do mesmo ordinário do Kyrie e do Gloria.

Antífona de Comunhão (Móvel)

O ideal é que seja usado o canto oficial do Graduale ou não sendo isso possível, pode-se cantá-lo em forma de salmodia. Dependendo do número de pessoas para comungar, pode-se cantar ainda algum Hino Eucarístico, como por exemplo:

Adoro te devote (Liber Cantualis – p. 39)
Vídeo: YouTube

Ecce Panis (Liber Cantualis – p. 36)
Vídeo: YouTube 

Pange Lingua (Paritura disponível aqui em notação moderna sem harnomização)

Vídeo: YouTube

A melodia do Pange Lingua é a mesma do Tantum Ergo. Então, pode-se usar a partitura disponível no Liber Cantualis – p. 60, que já está harmonizada, e usar a letra do Pange Lingua disponível neste link, onde se encontra também a tradução da música.

Final da Missa Poderia ser tocada alguma antífona de Nossa Senhora, como por exemplo a Salve Regina (Liber Cantualis – p. 58).

Observação: Durante o Ofertório e a Comunhão, após as respectivas antífonas, ao invés de se cantar um Hino, pode-se executar uma peça solo de órgão, como alguma peça de Titelouze, disponível aqui.

Para a Procissão dos Noivos e Música de Saída, leia o artigo Música e Matrimônio » Casamento no Rito Antigo (sem Missa).

=.=.=*=*=*=.=.=

Para baixar o Próprio da Missa Pro Sponso et Sponsa, clique aqui.

Para baixar o Missal do Rito do Matrimônio, clique aqui.

=.=.=*=*=*=.=.=

O Graduale Romanum com a Missa de Casamento, em notação moderna e harmonizado para órgão, está disponível aqui. (p. 124 – Messe de MarriageIntroito, Graduale e Alelluja, Ofertório, Antífona de Comunhão.)

O Graduale Romanum em notação gregoriana está disponível aqui. (p. 121 – Missa votiva pro Sponso et Sponsa)

O Graduale em forma de salmodia está disponível aqui. (p.77 – Missa Pro Sponso et SponsaIntroito, Graduale e Alelluja, Ofertório, Antífona de Comunhão)

A partitura do Liber Cantualis pode ser baixada aqui.
(p. 16 – Missa de Angelis) Vídeo: YouTube
(p. 19 – Missa Cum Jubilo) Vídeo: YouTube
(p. 26 – Credo)

=.=.=*=*=*=.=.=

Obrigada pela paciência com que vocês esperaram por estes artigos, pois já faz mais de um mês que eu prometi fazê-los e publicá-los. Deu trabalho, mas valeu a pena.

Também quero agradecer ao Sr. Antonio, que fez um longo comentário muito rico e didático no site Fratres in Unum sobre Músicas para Matrimônio no Rito Antigo. Confesso que a belíssima aula que ele deu naquela postagem serviu-me de base para várias músicas que disponibilizei nestes artigos sobre Música e Matrimônio.

Espero que tenham gostado das seleções musicais que sugeri. Qualquer dúvida que tenham, não hesitem em entrar em contato.

Fiquem com Deus!
Em Cristo, no amor de Maria Santíssima,
Melissa Bergonso

Continue lendo:

Leitura complementar:

Comentários ( 15 )

  • kkkkkkkkkkk tô achando que é esse anônimo aí que fica pedindo receita de sopa de minhoca no meu blog!!!Achava que isso não “ezistia”…

  • Como posso ter acesso ao Próprio da Missa e do Missal, uma vez que os links não dão acesso.

    • Oi, Sarah! Eu enviei um email com os arquivos pra você. Estou tentando corrigir os links. Depois que mudei a plataforma do blog, alguns links quebraram, outros mudaram, e links externos também deixaram de existir e só agora que vi… Quanto a esses não tenho muito o que fazer, mas os que são do meu blog estou arrumando. Qualquer coisa me escreva! Salve Maria!

  • Olá!

    Gostaria de saber de qual livro foi extraída a partitura “Ó Mysterium Ineffabile”. Existe uma versão digital deste livro? Desde já agradeço.

  • Melissa, muito legal seu blog. Foi Deus que me fez me deparar com ele na minha agonia. Eu e meu noivo casaremos ano que vem, somos catolicos mas nao moramos no Brasil (ele eh Irlandes) e em Dublin frequentamos a missa Tridentina rezada por padres do Instituto de Cristo Rei Soberano Sacerdote (Traducao literal), organizacao que nao tem no Brasil. Eu sou de Salvador – Bahia e nao consigo encontrar atraves da Internet nenhuma pista de Padres que rezem a missa de casamento no ritual antigo, especialmente padres associados as ordens SSPX, Institute of Christ the King Sovereign Priest ou St Peter.
    Meu sonho eh casar na minha cidade mas meu noivo nao abre mao de ser casado por um Padre de uma ala um pouco mais conservadora da Igreja.
    Estou no Rio de Janeiro agora e ja considero trazer um Padre de outro estado do Brasil ou ate mesmo da Irlanda para rezar a missa, mas essa ultima opcao seria bastante custosa.
    Nao sei se pode me ajudar mas como as pessoas encontram Padres para rezarem o casamento no ritual antigo?
    Agradeco imensamente a atencao!!
    Um abraco!

    • Oi, Renata!!

      Há sim padres que rezam a Missa Tridentina no Brasil e fazem casamento no Rito Antigo! Em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, há a Administração Apostólica São João Maria Vianney. Há também alguns padres do Instituto Bom Pastor em São Paulo, em Brasília e haverá a partir de Novembro aqui em Curitiba também. Meu casamento foi no Rito Tridentino, feito pelo Pe. Jonas dos Santos Lisboa, da Administração Apostólica São João Maria Vianney, há quase oito anos atrás! :-D

      Nos sites seguintes você pode obter mais informações:

      Administração Apostólica São João Maria Vianney
      Instituto Bom Pastor

      Que Jesus e Maria abençoem seu futuro matrimônio e lhe conceda muitos filhos!!
      Salve Maria Imaculada!

Os comentários estão fechados.