20 de ago de 2010

Como começar bem o seu dia!


Muita gente levanta de manhã apressadamente ou “no susto” com o barulho do despertador; faz a higiene pessoal, depois o desjejum (quando dá tempo), sai correndo, e acaba se esquecendo da principal coisa a se fazer: rezar a Deus agradecendo pela noite que passou e pelo novo dia que se inicia.

A oração da manhã nos põe aos pés da Cruz, nos faz olhar para Nosso Senhor, nos faz desejar ser melhor que no dia anterior, nos faz querer conhecer e amar a Deus mais do que conhecemos e amamos ontem, e nos faz querer ter um dia mais santo do que o dia de ontem.

Cada um tem seu esquema de oração, mas vou deixar aqui algumas orações de um livrinho bem antigo, com o título: “Manual da Paróquia”.

Bibliografia: Manual da Paróquia. Rio de Janeiro, Vozes, 5ª. edição, 1950, p. 24-25. Compilado por Mons. Leovigildo Franca.


EXERCÍCIOS DE PIEDADE

Oração da manhã

O bom cristão, pela manhã ao despertar, deve fazer o sinal da cruz, e, ajoelhando-se diante do crucifixo ou de uma imagem piedosa, rezar as orações da manhã:

Pelo sinal + da Santa Cruz, livrai-nos Deus, + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos. Em nome do Padre, e do Filho, + e do Espírito Santo. Amém.

Padre nosso, que estais nos céus, * santificado seja o vosso nome, * venha a nós o vosso reino; * seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no céu. * O pão nosso de cada dia nos dai hoje; * e perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; * e não nos deixeis cair em tentação; * mas livrai-nos do mal. Amém.

Santíssima e augustíssima Trindade, * que sois um só Deus em três pessoas, * eu creio que estais aqui presente, * vos adoro com a mais profunda humildade; * dou-vos graças por todos os benefícios que me tendes concedido, * especialmente por me haverdes criado e feito nascer na Igreja Católica, * por me haverdes conservado nesta noite e preservado de uma morte repentina.

Meu Senhor e meu Deus! * Creio em vós, porque sois verdade infalível; * espero em vós, porque sois clemência inefável; * amo-vos de todo o meu coração, porque sois bondade infinita; * e por amor de vós amo ao meu próximo como a mim mesmo.

Senhor, peço-vos a graça de passar santamente o dia de hoje; * proponho firmemente resistir a todas as tentações * e não cometer pecado algum.

Ofereço-vos, ó meu Deus, * em união com o Santíssimo Coração de Jesus * e pelo Coração Imaculado de Maria * todas as orações, penas e boas obras deste dia * em desagravo de nossas ofensas * e por todas as intenções pelas quais o mesmo divino Coração * está de contínuo a interceder e sacrificar-se por nós em nossos altares[1].

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. – Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Ó Senhora minha! ó minha Mãe! * Eu me ofereço todo a vós. * E em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro, neste dia, * meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. * E como assim sou vosso, ó boa Mãe, * guardai-me e defendei-me como coisa, e propriedade vossa.

Anjo de Deus, que sois a minha guarda * e a quem fui confiado por celestial piedade, inspirai-me neste dia; * iluminai-me, guiai-me, protegei-me e governai-me. – E vós, anjos e santos do céu, * intercedei por mim. * Em nome do Padre, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

[1] Os associados do Apostolado da Oração acrescentem:
Eu vo-las ofereço em particular... (intenção do mês)
E se são do 2º. ou 3º. Grau, juntem ainda 1 Padre-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Gloria Patri, com o mistério do mês.

--**--**--**--

Eu também rezo, antes de começar essas orações, o Credo e, ao final delas, o Santo Anjo. O Pai Nosso e a Ave Maria gosto de rezar em Latim. E ainda pode-se rezar a Salve Rainha para fechar com chave de ouro as orações da manhã!

Seguem as orações em Latim e Português.


CREDO

CREDO in Deum Patrem omnipotentem, Creatorem caeli et terrae. Et in Iesum Christum, Filium eius unicum, Dominum nostrum, qui conceptus est de Spiritu Sancto, natus ex Maria Virgine, passus sub Pontio Pilato, crucifixus, mortuus, et sepultus, descendit ad inferos, tertia die resurrexit a mortuis, ascendit ad caelos, sedet ad dexteram Dei Patris omnipotentis, inde venturus est iudicare vivos et mortuos. Credo in Spiritum Sanctum, sanctam Ecclesiam catholicam, sanctorum communionem, remissionem peccatorum, carnis resurrectionem, vitam aeternam. Amen.

CREIO em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, creio em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro, dia subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde a de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.


PAI NOSSO

PATER NOSTER, qui es in caelis, sanctificetur nomen tuum. Adveniat regnum tuum. Fiat voluntas tua, sicut in caelo et in terra. Panem nostrum quotidianum da nobis hodie, et dimitte nobis debita nostra sicut et nos dimittimus debitoribus nostris. Et ne nos inducas in tentationem, sed libera nos a malo. Amen.

PAI NOSSO, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação; mas livrai-nos do mal. Amém.


AVE MARIA

AVE MARIA, gratia plena, Dominus tecum. Benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui, Iesus. Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc, et in hora mortis nostrae. Amen.

AVE MARIA, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.


GLORIA PATRI

GLORIA Patri, et Filio, et Spiritui Sancto. Sicut erat in principio, et nunc, et semper, et in saecula saeculorum. Amen.

GLÓRIA ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora, e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.


SANTO ANJO

ANGELE DEI, qui custos es mei, Me tibi commissum pietate superna; (Hodie, Hac nocte) illumina, custodi, rege, et guberna. Amen. 

SANTO ANJO do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.


SALVE RAINHA

SALVE, REGINA, Mater misericordiæ, vita, dulcedo et spes nostra salve! Ad te clamamus, exsules filii Evæ. Ad te suspiramus gementes et flentes in hac lacrimarum valle. Eia ergo, advocata nostra, illos tuos misericordes oculos ad nos converte. Et Jesum, benedictum fructum ventris tui, nobis post hoc exsilium, ostende. O clemens, o pia, o dulcis Virgo Maria!

V. Ora pro nobis, sancta Dei Genitrix.
R. Ut digni efficiamur promissionibus Christi.

SALVE, RAINHA, Mãe de misericórdia, * vida, doçura, e esperança nossa, salve! * A vós bradamos os degredados filhos de Eva; * a vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. * Eia, pois, advogada nossa, * esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; * e depois desse desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, * ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


--**--**--**--

Tenham um dia santo e abençoado por Nosso Senhor Jesus Cristo!
Fiquem com Deus, no amor de Maria Santíssima!

4 comentários:

  1. Hudson já sabe algumas orações. Ele fazendo 5 anos agora em novembro, vou intensificar a catequese dele.

    ResponderExcluir
  2. É bom criança rezar desde cedo mesmo!... Além de ser gracioso, é uma oração muito agradável a Deus porque criança é pura... e a oração dos puros toca o coração de Deus mais que depressa!

    ResponderExcluir
  3. eu sempre rezo exatamente essas orações ao acordar,e o terço.abraços Giselle

    ResponderExcluir
  4. Oi, Giselle! Salve Maria!

    Eu gosto muito de fazer essas orações de manhã. Gosto muito da parte onde a gente diz:

    Senhor, peço-vos a graça de passar santamente o dia de hoje; * proponho firmemente resistir a todas as tentações * e não cometer pecado algum.

    Ofereço-vos, ó meu Deus, * em união com o Santíssimo Coração de Jesus * e pelo Coração Imaculado de Maria * todas as orações, penas e boas obras deste dia * em desagravo de nossas ofensas * e por todas as intenções pelas quais o mesmo divino Coração * está de contínuo a interceder e sacrificar-se por nós em nossos altares


    Quando rezo isso, tenho mais facilmente em mente durante o dia minha luta contra o pecado e o oferecimento dos pequenos sacrifícios do dia a dia.

    O terço e o Rosário são orações excelentes!!... Você certamente começa muito bem seu dia! :D

    Nossa, esqueci de lhe responder o último email!!!... Depois lhe respondo!

    Beijos e fica com Deus!!!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a)! Este blog é moderado. Por questões de ordem prática e também porque meu tempo é precioso, não publicarei comentários ofensivos à minha pessoa, nem a qualquer outra. Se porventura você comentou educadamente e seu comentário não foi publicado, provavelmente ele se enquadrou em alguma das restrições da Política de Comentários deste blog. Leia-o com atenção antes de comentar. Obrigada pela compreensão. Salve Maria!